Limpeza Solar é Importante?
top of page

Limpeza Solar é Importante?

Atualizado: 25 de nov. de 2021

Limpeza Solar é importante porque mesmo que a chuva seja uma aliada da limpeza dos painéis solares, é necessário levar em consideração que os módulos necessitam com certa frequência passar pelo processo de retirada de sujeira e até mesmo detritos que geralmente se acumulam sobre a sua superfície do painel solar. Com isso o maior objetivo é manter manter sempre o bom desempenho do sistema fotovoltaico. Porém a questão fundamental é como é possível limpar os painéis solares com segurança e eficácia?

Qual o custo do sistema Solar? Tecnicamente falando é muito recomendável fazer pelo menos uma limpeza por ano, no intuito de manter o bom funcionamento do sistema fotovoltaico para que o mesmo possa gerar o máximo de sua capacidade . Porém em determinadas regiões onde a incidência de chuva é menor ou em regiões onde existe excesso de partículas suspensas (poluição, poeira, queimadas, etc.) , a recomendação é que a limpeza seja semestral.

Qual a importância de limpeza nos painéis solares ?

Limpeza Solar é importante porque aumenta muito a produção de energia , inclusive já foram realizados experimentos para medir a diferença em sistema solares que não realizavam a limpeza solar e outros que faziam semestral ou anual conforme a região e isto fez toda diferença no aproveitamento dos equipamentos em relação a custo benefício.

A limpeza do do painel solar , é um investimento significativo para manutenção de um sistema fotovoltaico. Com isso podemos dizer que além de aumentar a eficiência do sistema de geração de energia e dos equipamentos , sempre é uma atividade que produz os melhores resultados a médio e longo prazo.

Posso limpar painéis solares ?

Sim é possível que você faça esse trabalho, porém apesar de parecer uma ação simples, essa atividade de limpeza dos painéis solares sempre envolve uma série de cuidados que são específicos e que não podem ser ignorados . Porque se for feito de maneira errada , e não for higienizado corretamente pode ocorrer o risco de danificar o painel solar. Outra fator que deve sempre ser observado com atenção é que caso não seja tomada a precaução necessária, existe risco importante de choque elétrico.

Sendo assim é fundamental, sempre utilizar os equipamentos de proteção adequados (roupas, luvas, capacete etc) os quais estão previstos pelas normas de segurança do trabalho para atividades com eletricidade (NR10) e, também aplicada no trabalho em altura (NR35). A Renovesol sempre recomenda que a limpeza do painel solar seja realizada por profissionais com o devido treinamento em relação as normas citadas.

Uma observação importante que deve ser sempre considerada é que os danos causados pelo procedimento inadequado no momento da limpeza dos equipamentos solares anulam a garantia dos equipamentos

Confira as dicas da Renovesol na limpeza de painéis solares

– Sempre utilize os devidos equipamentos de segurança;


– Verifique se o sistema solar está desligado antes de começar o processo de limpeza;

– Quando efetuar a limpeza na superfície do painel solar , nunca use os objetos abrasivos ou metálicos. è importante salientar que pequenos arranhões no painel fotovoltaico podem afetar sua eficiência;

– Sempre use apenas água da torneira para limpar os painéis solares, visto que são ricos em minerais. Porém caso haja necessita pode ser utilizado sabão neutro;

– Atenção jamais limpe seus painéis solares sem antes ler as instruções do fabricante e também da empresa que projetou e instalou o sistema;

– Não utilize detergente, pó abrasivo, soluções corrosivas de limpeza, ácidas ou alcalinas, também procure não usar desengraxantes ou desengordurantes, é outro fator importante é não utilizar utensílios elétricos rotativos;

– Ser houver um pequena rachado no painel solar evite lavar;

– Na limpeza dos painéis solares jamais use uma bomba de água de alta pressão;


– E por fim e não menos importante evite exercer pressão excessiva quando estiver fazendo a limpeza na superfície de um painel fotovoltaico.

Observação importante: Mesmo que os painéis fotovoltaicos serem muito resistentes às intempéries climáticas, não se deve pisar nos mesmo. Porque qualquer tipo de impacto por mínimo que possa parecer pode danifica-los e assim causar microfissuras nas células fotovoltaicas.

Apesar do custo de manutenção do sistema fotovoltaico seja baixo, limpar regularmente os equipamentos é fundamental , afim de manter a eficiência da geração de eletricidade. É importante levar em consideração os benefícios que uma boa limpeza nos painéis solares e com isso que não jamais negligenciar esta parte tão importante. Porque esse processo irá contribuir muito para a durabilidade do seu sistema solar, bem como ganhar com o pleno desempenho do mesmo.

Onde encontro os equipamentos ou profissionais experientes para a limpeza dos painéis solares?

A Renovesol recomenda que a limpeza seja realizada por uma equipe especializada. Entre em contato conosco ou solicite um orçamento grátis sem compromisso. Contrate aqui os especialistas em limpeza de painéis solares em todos os lugares do País. Os melhores e mais qualificados profissionais de Limpeza de sistemas de painéis solares fotovoltaicos estão aqui.

Receba seu orçamento rápido e fácil agora mesmo!

A Renovesol também comercializa kit de limpeza solar feito exclusivamente para limpar os painéis solares de forma mais rápida, segura, fácil e melhor para o ambiente.

bottom of page