A importância de limpar os Painéis Solares
top of page

A importância de limpar os Painéis Solares

Atualizado: 4 de nov. de 2021

A energia solar tem se tornado cada vez mais popular, e os painéis de energia solar estão se tornando uma peça comum de construção. Uma grande parte das pessoas não conhece todas as maneiras de manter seus painéis de energia solar limpos e funcionando, então há um grande número de pessoas que estão perdendo a eficiência de seus equipamentos



Limpeza de painéis solares: Por que, quando e como fazer isso?

Se você analisar bem um carro bem lubrificado e com manutenção em dia funciona melhor, então sendo assim não é surpresa que os painéis solares façam seu trabalho com mais eficiência quando recebem o mesmo nível de atenção.


Veja bem, além do nosso automóvel, gostamos também de manter nossas janelas transparentes e livres de sujeira, não é mesmo? Então pergunto, por que limpar nossos painéis solares deve ser uma exceção? Portanto a questão deve ser mais focada em quando é preciso e com que frequência devemos fazer isso.


Portanto, é importante saber como adotar uma rotina de manutenção de painéis solares que seja produtiva . Porque veja o tamanho do prejuízo ao longo do tempo caso não seja feita a limpeza do sistema fotovoltaico correta.

Por exemplo, se não houver uma limpeza agendada , você pode estar perdendo até as seguintes porcentagens por trimestre:

  • Ano 1 1ºT: 5% de perda de energia

  • Ano 1, 2ºT: 10% de perda de energia

  • Ano 1 3ºT: 15% de perda de energia

  • Ano 1, 4ºT: 20% de perda de energia

  • Ano 2 1ºT: 25% de perda de energia

  • Ano 2, 2ºT: 30% de perda de energia

  • Ano 2, 3ºT: 35% de perda de energia

  • Ano 2, 4ºT: 35% de perda de energia



A melhor maneira de limpar os painéis solares é por meio de ajuda profissional ?


O crescimento nos sistemas de energia solar instalados nos telhados comerciais , residenciais e industriais obteve um aumento expressivo.

Com isso muitos proprietários optam por limpar os seus próprios painéis solares. Agora veja se você decidir escolher essa abordagem, é importante que lembre-se de que é mais seguro fazê-lo tomando os cuidados necessários de acordo com o fabricante ou instalador. Para ajudá-lo, recomendamos que você leia nosso artigo Confira as dicas da Renovesol na limpeza de painéis solares


Contratar um especialista em limpeza solar vale a pena ?


Veja bem, contratar os serviços de profissionais de limpeza de painéis solares pode não valer a pena, pois a poeira se acumula com o tempo. Porém, é altamente recomendável quando o trabalho se torna muito perigoso para você mesmo ou para pessoas não qualificadas. Se levarmos em consideração que quando as coisas ficam difíceis e de repente existe um risco significativo envolvido, é extremamente necessário a contratação de especialistas afim de garantir que seu sistema solar seja limpo de acordo com os melhores padrões possíveis.


Onde posso encontrar um profissional para limpeza painel solar?


A Renovesol além de comercializar no mercado nacional diversos tipos de equipamentos para limpeza de painel solar para os mais variados tipos de clientes segmentos industriais, residenciais e comerciais atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade, possui parceiros comercial especializados em limpeza de painéis solares , formados com uma equipe de profissionais bem treinados e qualificados para sempre oferecer o melhor atendimento aliado aos preços baixos e com excelente prazos de entrega dos serviços. Se necessita de nosso produtos ou serviços por favor clique no botão abaixo










bottom of page